Ética e Bioética
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta 2

+65
Fernando Tunel
QUESIA NERY DOS SANTOS
Ana Karoline Borba
Alessandra
Paloma Lark M Correia
Anilton
ANA MARIA MENEZES DE SOUZ
Dayane Meire dos Santos
Ana Caroline
LEANDRO DE ALMEIDA
Iris Karine Silva
Patrícia de Melo Farias
Maria Lucilene Barbosa
Ítala da Piedade Queiroz
ThalissonAlves
Viviane Gibara Guimarães
marqueslincoln
Joelma Santos Araújo
jacyarasilveira
luizamiranda
Izabelle Figueiredo
Beatriz Ávila
Milena Silva Gentil
Micael D. J. Alves
lucimariastna
Marcela Costa
Nayara de Souza Gouveia
Daniele Ribeiro Souza
Rafaela Fonseca
Aline Marques
TâmaraCruz
PAULO LIMA COELHO
Lucas Almeida Andrade
Ana Paula Aragão Santos
Phydel Carvalho
Andrielly
lucas1lima
rfreire
Alberto Matos dos Santos
Thiago dos Santos Valença
Elian c f matias
Valéria Silva Chaves
Mateus de Melo Cunha
Jamile de Jesus Pinto Fer
Alice Fontes Ramos
Tassila Amorim
Cibele Sanches
Maria Alice Alves Silva
Daianne Cardinalli Rêgo
Marília
Amanda Rios
Luanny Lima Costa
Ludmily Nascimento
Juliana Pereira dos Santo
Jeruzia Silva dos Santos
Caroline Lima dos Reis
Mauricio Oliva
Isabela
Graciele Silva
Catilúcia
Tiago Miranda
oi.sabrina
Ane keslly Batista
Mikaelle Almeida
Admin
69 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Pergunta 2

Mensagem por Admin Seg Jul 16, 2018 7:10 pm

Considerando as suas experiências profissionais no campo dos dilemas ou conflitos éticos, pense como você caracterizaria um problema ético e/ou moral, como por exemplo: imagina a situação de ter que informar ao paciente/cliente que houve um erro (imagine aqui um erro na sua área de atuação), apesar de não ter havido complicações. Você contaria ou não? A sua decisão está baseada na moral, na ética ou na bioética. Justifique a sua resposta exemplificando com um erro (não precisa ser real, pode ser hipotético).

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/07/2018

https://eticabioetica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Mikaelle Almeida Sex Jul 27, 2018 5:55 pm

No caso da minha área (Nutrição): um paciente é admitido e libero uma dieta que deveria ir com a vazão de 30ml/h e prescrevo 50 ml/h, isso poderia causar entre outras coisas uma diarreia, contudo, não acontece nada. Nesse caso, baseando minha conduta na bioética, na não maleficência, não contaria ao paciente visto que a ação foi realizada sem a intenção de causar danos e essa falha não trouxe nenhum prejuízo a ele, além de que, contar poderia quebrar a confiança do paciente em mim e afetar o tratamento.

Mikaelle Almeida

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Ane keslly Batista Sex Jul 27, 2018 7:49 pm

Fonoaudiologia
Realizo avaliação da biomecânica da deglutição do paciente à beira do leito, fecho diagnóstico fonoaudiológico, em conversa com médico responsável, sugiro via alternativa de alimentação para paciente.
Após abordagem de outrx profissional da área, discutimos e descubro que minha abordagem não foi adequada. Errei. Paciente não sofreu complicações.
Converso com preceptxr, realizo correção de conduta, informo a paciente e/ou responsável, de que esta não é indicada no momento.
Do ponto de vista
Moral- agi de acordo com meus valores, reconhecendo o erro e adotando outra conduta;
Bioético- fiz uso do princípio da beneficência, desejei fazer o bem.

Ane keslly Batista

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por oi.sabrina Sáb Jul 28, 2018 12:15 am

No meu caso na Fonoaudiologia: Uma situação hipotética recebo uma paciente com uma paralisia de prega vocal, e após a avaliação introduzo uma serie de
exercícios vocais. Logo após percebo que um deles não foi adequado para o caso dela, não favorecendo a paciente, porém não causou nenhum dano. Após verificar o erro, reconheço-o e retiro o exercício da prescrição e mostro outras possibilidades para a paciente. Minha atitude desta forma possui uma reflexão critica, sendo ética e baseando-me no principio bioético de justiça.

oi.sabrina

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Tiago Miranda Sáb Jul 28, 2018 4:11 pm

As relações nos serviços de saúde devem ser pautadas na confiança do profissional com o usuário do serviço e todas as barreiras que impedem esse fluxo devem ser quebradas, mesmo quando ocorrer falha em quaisquer dos lados. Imagine que o paciente chegou ao serviço para buscar um medicamento chamado cefaLEXINA 500MG, por descuido ou por erro de leitura você dispensa a cefaDROXILA 500MG. Apesar de ambos medicamentos serem da mesma "família" existe uma diferença enorme na ação e até mesmo podendo o paciente ser alérgico apenas ao primeiro, motivo pelo qual foi prescrito o segundo (mais caro).
Mesmo que você não queira passar pelos seus egos de nunca errar, a vida do paciente pode está em perigo. O fato deve ser, de imediatamente, sanado, sendo o paciente contactado e a situação esclarecida.

Tiago Miranda

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Catilúcia Sáb Jul 28, 2018 10:03 pm

Nutrição:

Situação hipotética: Paciente idoso é admitido no hospital, em 24 horas realizo a triagem e avaliação nutricional do paciente, após os cálculos das necessidades nutricional, prescrevo uma dieta branda laxativa. Ao reavaliar o paciente o mesmo refere sintomas de diarreia (4x/dia), imediatamente reconheço o possível erro, modifico a dieta, converso com o paciente e acompanhante sobre a conduta, explico que a quantidade de fibras da dieta pode ter sido uns dos fatores para o sintomas de diarreia. Nesse caso minha conduta não teve a intenção de causar dano ao paciente, baseada na não maleficência, moral e bioética.


























Catilúcia

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Graciele Silva Dom Jul 29, 2018 12:41 am

Um exemplo da fisioterapia. É um paciente pós operatório de artroplastia total de fêmur e mobilizo em variados graus de flexão do quadril, ocasionando dor e podendo levar a uma luxação do mesmo, não ocorrendo danos. Assumo o erro, baseados na moral, e na etica, e assim previno novos danos, assegurando que o próprio paciente não realize o exercício contraindicado, baseando-se no princípio da beneficência.

Graciele Silva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Isabela Dom Jul 29, 2018 2:05 pm

Situação hipotética:
Um paciente é diagnosticado com uma doença crônica, passando a experimentar sentimentos de incapacidade diante das limitações físicas resultantes. Durante o atendimento psicológico no internamento hospitalar comunica a intencionalidade de se matar, os meios, como planeja executá-los e pede confindencialidade,  a partir do vínculo com o terapeuta. Logo, o profissional se defronta com o dilema de evitar o suicidio a todo custo ou compreender o sofrimento humano, levando em consideração que  a pessoa tem autonomia em suas ações e decisões? Após atendimento, o profissional  decide contatar a equipe médica solicitando avaliação da Psiquiatria e registra em prontuário que o paciente apresenta ideação suicida. No entanto, não esclarece para o paciente que o sigilo foi rompido, pois preocupa-se que isso afete a relação de confiança entre ele e o paciente. Alguns dias depois, esse paciente é diagnosticado com depressão e é prescrita medicação, além disso, continua fazendo acompanhamento psicológico. Ao longo da internação, começa apresentar melhoras. Do ponto de vista bioético, diria que a decisão do profissional foi pautada no princípio da beneficência, que consiste em assegurar o bem estar dos indivíduos, afim de evitar danos. Porém, em relação a decisão de não contar ao paciente o rompimento do sigilo, está baseada na ética, o profissional poderia ter estabelecido um contrato terapêutico claro, mesmo suscintando esse rompimento.

Isabela

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Mauricio Oliva Dom Jul 29, 2018 6:29 pm

No ambulatório de fisioterapia, um paciente com diagnóstico de insuficiência cardiorrespiratória, na terapia proposta por mim os exercícios excedem a condição física do paciente tornando-o exausto ao final. Eu reconheceria que precisaria de alterações na conduta e que deveria ter prescrito algo mais leve ao paciente, não explicitaria demais o erro para não perder a confiança dele. A decisão justifica na ética profissional principalmente e na não maleficência.


Mauricio Oliva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Caroline Lima dos Reis Dom Jul 29, 2018 9:29 pm

Vamos lá... Era horário se verificar os dextros dos recém-nascido. A ala com 32 mães e 32 RN. Fui ajudar as técnicas de enfermagem. Realizei o dextro das 18h do Rn de um determinado leito porque a técnica havida dito para ajudá-la:"faça dextro do 108 (número hipotético)". Quando retorno com o valor.. descubro que era da mãe e não do RN, pois já havia sido feito do mesmo. Ou seja, foran dois furos para verificação da glicemia no intervalo curto. Voltei ao quarto e expliquei a mãe o que havia acontecido qe se autorizava a realizar o dela. A mesma autorizou. Nenhum dano a ambos os pacientes. Agi conforme minha moral, afinal não podemos nunca deixar de explicar procedimento, o que ocorreu, o que fizemos com paciente. E além disso, a minha pessoa busca assumir erros e reconhecer acertos. Iria pra casa com peso na consciência tanto se não falasse ou se não fizesse da mãe por evitar entrar na enfermaria novamente.

Caroline Lima dos Reis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Jeruzia Silva dos Santos Seg Jul 30, 2018 3:17 pm

Sou assistente social e recebi denuncia de que um usuário com doença renal crônica cadastrado no programa de TFD (que se destina a pagamento de transporte, alimentação e quando necessário hospedagem) estava recebendo o benefício do programa por ele e por um acompanhante sendo que o acompanhante nunca foi a uma viagem. Ao chamar o mesmo para um diálogo o mesmo informou que não levava o acompanhante porque o valor do benefício pago para ambos só dava para cobrir as despesas de transporte e alimentação de um e que ainda estava em condições de viajar sozinho. Ciente de que o valor é realmente irrisório e que a condição social do usuário não o permitia arcar com o restante de sua despesa alimentar continuei enviando as planilhas para pagamento dele e do acompanhante. Acredito que agir moralmente, mas por outro lado enquanto assistente social não me cabe o papel de fiscalização quanto a forma como o recurso é gasto pelo usuário. Logo, não acho que fui anti ética.

Jeruzia Silva dos Santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Juliana Pereira dos Santo Seg Jul 30, 2018 10:20 pm

Uma situação que pode acorrer na Farmácia é a dispensação de um medicamento com a data de validade vencida e com as características físico-químicas alteradas, apesar de não ter havido complicações. Seguindo a moral e ética, conto o ocorrido ao paciente e notifico a equipe através da notificação de evento adverso, e de acordo com os princípios da bioética, principalmente a beneficência, contribuo para a prevenção da ocorrência de novos eventos adversos similares.

Juliana Pereira dos Santo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Ludmily Nascimento Ter Jul 31, 2018 6:18 pm

Fisioterapia
Situação hipotética: Paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva, em suporte ventilatório invasivo, respondendo a comandos simples, porém,  apresentando instabilidade hemodinâmica (hipotensão), apesar disso, percebo que o mesmo apresenta controle de tronco, então, decido coloca-lo sentado a beira do leito. Ao sentar-se, o paciente apresenta tontura devido a hipotensão. Reconheço que preciso atentar-se aos sinais vitais e que deveria esperar um momento de estabilidade do paciente para realizar a conduta. Assumo o erro, baseando-se na ética e moral e fico atenta para que não ocorra novamente a falha.

Ludmily Nascimento

Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Luanny Lima Costa Qua Ago 01, 2018 1:52 pm

Situação Hipotética: Determinado paciente estava aguardando o preenchimento dos dados para realização de um exame e no momento de preencher os dados, foi colocado os dados (endereço, DN e peso) de uma outra paciente, ao enviar para o laboratório percebi que os dados tinham sido trocados e precisei ir até ela, expliquei a situação que havia preenchido os dados errados e ela me passou todas as informações mais uma vez e então encaminhei os dados corretos ao laboratório! Agi de acordo com a minha moral e ética profissional, pois expliquei toda a situação a paciente!

Luanny Lima Costa

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Amanda Rios Qua Ago 01, 2018 6:11 pm

Considerando as suas experiências profissionais no campo dos dilemas ou conflitos éticos, pense como você caracterizaria um problema ético e/ou moral, como por exemplo: imagina a situação de ter que informar ao paciente/cliente que houve um erro (imagine aqui um erro na sua área de atuação), apesar de não ter havido complicações. Você contaria ou não? A sua decisão está baseada na moral, na ética ou na bioética. Justifique a sua resposta exemplificando com um erro (não precisa ser real, pode ser hipotético).

Uma hipótese de um problema ético profissional: durante a realização de um curativo de um cateter venoso central em uma crianças de 8 meses, percebi que há muita cobertura (micropore) cobrindo a extensão do cateter. Assim, resolvo utilizar uma tesoura para ajudar na remoção dessa cobertura, porém, ocorre o incidente de cortar, junto ao micropore, essa extensão, ou seja, perdeu-se o acesso venoso. Presente no quarto estava a mãe da criança.

Minha reação seria: ficar, de certa forma, assustada, nervosa, mas tentar me controlar e não demonstrar essas reações a mãe. Analisar o estado da criança, primeiro tentando manter ela em segurança. Eu avaliando que a criança está estável e segura, informo a mãe do erro e procuro a enfermeira gerente e responsável pela enfermaria, reporto a ela o ocorrido e conversamos sobre os trâmites. A mesma iria recorrer ao código de ética da enfermagem (resolução 564/2017). E juntamente com sua superior iriam caracterizar o incidente para tomar as medidas segundo esse código.
Mas antes de informar a mãe, reportar a minha superior, me surgiu a incerteza e dúvida se deveria ou não fazer, fazendo parte de um problema ético.


Amanda Rios

Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Marília Qui Ago 02, 2018 7:05 am

Educação Física
Um erro hipotético, mas comum: Trabalhando na área da musculação, já encontrei alunos que trocaram a ficha de treino com outros alunos por não perceberem o nome na ficha. Imagino a situação em que eu seria a profissional que entregou a ficha errada a uma aluna senhora que já possui uma lesão no joelho, e esta ficha de treino é específica para uma jovem saudável que não tem nenhuma lesão. Neste caso, haveria risco de maiores lesões devido a intensidade e volume de treino serem diferentes. Ao iniciar no primeiro exercício eu já perceberia que há algo diferente na ficha e veria que o nome está errado. Como o ambiente de academia é geralmente alegre, eu informaria e assumiria que o erro foi meu, mas no final tentaria fazer alguma brincadeira (dependendo da personalidade da aluna) para não perder sua confiança.
Marília
Marília

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Daianne Cardinalli Rêgo Qui Ago 02, 2018 7:08 pm

Pergunta 2: Considerando as suas experiências profissionais no campo dos dilemas ou conflitos éticos, pense como você caracterizaria um problema ético e/ou moral, como por exemplo: imagina a situação de ter que informar ao paciente/cliente que houve um erro (imagine aqui um erro na sua área de atuação), apesar de não ter havido complicações. Você contaria ou não? A sua decisão está baseada na moral, na ética ou na bioética. Justifique a sua resposta exemplificando com um erro (não precisa ser real, pode ser hipotético).

O ato de contar está ligado à relação existente previamente com o paciente.Um paciente cuja frequência na USF seja grande, contaria; um paciente que não frequenta a unidade, não contaria. Por questões morais evitaria expor o erro ao paciente, pois o assistido poderia questionar minha capacidade profissional devido a um erro que não causou iatrogenia, além de não retornar para dar continuidade à assistência por não confiar mais, entretanto notificaria no livro de ocorrências e no prontuário.
Exemplo: Mulher procura a USF para realização de exame preventivo para o câncer de colo de útero, ao exame verifico secreção característica de vaginose bacteriana, entretanto prescrevo antifúngico. Ao perceber o erro, busco a usuária em visita domiciliar orientando sobre a necessidade de tratamento com outro medicamento.

Daianne Cardinalli Rêgo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Maria Alice Alves Silva Qui Ago 02, 2018 9:04 pm

Profissão Nutrição: Caso Hipotético
Prescrevo dieta com alta osmolaridade e pobre em fibras, paciente apresenta vários episódios de dejeções líquidas (diarreia). Primeira atitude a ser tomada é mudar imediatamente a prescrição, depois conversar com o paciente e esclarecer o ocorrido. O erro nunca vai ser algo positivo, principalmente quando este causar dano ao paciente, mas os erros servem de aprendizado e para que possamos ficar mais atentos a determinadas situações.

Maria Alice Alves Silva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Cibele Sanches Sex Ago 03, 2018 9:16 pm

Caso hipotético: Farmácia
Uma paciente comparece a unidade de saúde para uma consulta farmacêutica e na conversa ela relata que começou a tomar um chá e eu digo que não tem problema. Porém, quando fui estudar o caso e verificar possíveis interações percebo que um medicamento não poder ser utilizado junto com o chá. Eu entraria em contato o mais rápido possível e contaria para a paciente e esclareceria que o tempo que ela utilizou o chá não ocasionou complicações, assim agiria baseada na ética.

Cibele Sanches

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Tassila Amorim Sex Ago 03, 2018 10:15 pm

Supondo que eu seja a Farmacêutica Clínica de uma unidade do hospital e realizo a admissão farmacêutica juntamente com a conciliação medicamentosa dos pacientes que são internados. A conciliação de medicamentos consiste na obtenção de uma lista completa e precisa dos medicamentos que o paciente utiliza (incluindo nome, dosagem, freqüência, e via de administração). Entretanto, em um determinado internamento não foi realizada a conciliação medicamentosa. Alguns dias depois, sou chamada na enfermaria, pois o paciente quer tirar dúvidas, por não estar tomando o medicamento para infecção, medicamento que estava tomando em casa. O paciente afirma que está sentindo dores.
Ao conversar com o paciente, afirmo que não realizei a conciliação medicamentosa, e neste momento, pergunto toda a sua história de uso contínuo de medicamentos. Informo que entrarei em comunicação com o prescritor e sinalizarei/solicitarei exames laboratoriais para verificar a necessidade do medicamento.

Tassila Amorim

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Alice Fontes Ramos Sáb Ago 04, 2018 8:41 pm

Admin escreveu:Considerando as suas experiências profissionais no campo dos dilemas ou conflitos éticos, pense como você caracterizaria um problema ético e/ou moral, como por exemplo: imagina a situação de ter que informar ao paciente/cliente que houve um erro (imagine aqui um erro na sua área de atuação), apesar de não ter havido complicações. Você contaria ou não? A sua decisão está baseada na moral, na ética ou na bioética. Justifique a sua resposta exemplificando com um erro (não precisa ser real, pode ser hipotético).

Um caso na Fonoaudiologia:
Realizou-se monitoramento de uma paciente no hospital, a avaliação da biomecânica da deglutição do paciente realizada anteriormente à beira do leito mostrou-se sem interferências para a deglutição. Porém, no dia seguinte a paciente apresentou desconforto respiratório exacerbado, podendo comprometer sua deglutição e apresentar risco de broncoaspiração, por isso, converso com equipe responsável, com paciente e acompanhante, e sugiro via alternativa de alimentação.
No dia seguinte, observo paciente com melhora no desconforto respiratório e possibilidade de via oral segura. Não dia anterior a passagem da sonda não foi realizada e a paciente não sofreu danos. Converso com preceptor, realizo a correção de conduta, informo ao paciente e acompanhante sobre a via alternativa de alimentação não ser mais necessária no momento.

A decisão foi baseada do ponto de vista:
Moral- Segui meus valores e princípios ao reconhecer o erro e o informa-lo aos envolvidos, adotando outra conduta;
Bioético- Utilizando os princípios da beneficência e não-maleficência, maximizando os benefícios e minimizando os prejuízos ou agravos à saúde.

Alice Fontes Ramos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/07/2018
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Jamile de Jesus Pinto Fer Sáb Ago 04, 2018 11:56 pm

Fisioterapia
Ao realizar um procedimento de aspiração via TQT , o profissional verificou que o vácuo não estava com a pressão adequada, devido a um defeito no sistema, decidiu com isso, não realizar o procedimento até que o problema técnico fosse resolvido. Julgando ser o mais correto a se fazer no momento: informa ao acompanhante o ocorrido e tentar viabilizar a resolução do problema.
A decisão foi baseada na ética profissional e na 'não-maleficência', uma vez que introduzir a sonda com o vácuo sem a pressão adequada iria lesar as vias áreas do paciente, colocando ele em maior sofrimento.

Jamile de Jesus Pinto Fer

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Mateus de Melo Cunha Dom Ago 05, 2018 1:41 pm

Odontologia
Situação hipotética: Após realizar procedimento odontológico de Endodontia, no retorno do paciente, o profissional percebe que a medicação intracanal utilizada no procedimento anterior está com a validade vencida, sendo que não ocorreu nenhum dano ao paciente. O profissional decide contar ao paciente sobre o ocorrido e esclarecer que não houve nenhum efeito vindo do uso da medicação, agindo de acordo com os princípios da ética e da moral.

Mateus de Melo Cunha

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Valéria Silva Chaves Dom Ago 05, 2018 3:32 pm

Situação hipotética: Era necessário realizar o teste do coraçãozinho de um recém-nascido. Levo o RN para o procedimento e só quando vou registrar o resultado do exame, percebo que o teste já havia sido feito no mesmo. Retorno ao leito e explico à mãe o que havia acontecido: No censo da ala não constava a realização do exame no dia anterior, por isso, o teste foi repetido. Nenhum dano ao binômio. Minha decisão foi baseada na moral e ética profissional, sempre esclarecendo os erros e atentando para não repeti-los.

Valéria Silva Chaves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Elian c f matias Dom Ago 05, 2018 10:31 pm

Ao fazer a visita nos leitos uma paciente me informa que no plantão anterior foi feito uma medicação errada, medicação que seria para a paciente do leito ao lado. Informo a mesma que não estava sabendo do ocorrido , mas que irei buscar informações e explica-la o que de fato aconteceu. Ao ler o livro de passagem de plantão a colega deixou por escrito o erro. Informo a paciente que a medicação administrada nela foi uma medicação que ela também estava usando(em outro horário) , mas que não iria causar mamalefícios. Minha decisão foi baseada na moral e ética profissional ao esclarecer a paciente o que de fato aconteceu e ao admitir o erro do colega. Baseada também nos princípios da não- maleficência .

Elian c f matias

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta 2 Empty Re: Pergunta 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos